Grupo Tribuna faz parte dos 50 veículos parceiros no Brasil do Google Destaques

A diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes deu entrevista exclusiva

Por: Redação  -  12/06/21  -  18:05
    Grupo Tribuna faz parte dos 50 veículos parceiros no Brasil do Google Destaques
Grupo Tribuna faz parte dos 50 veículos parceiros no Brasil do Google Destaques   Foto: Divulgação

Para os usuários, grande diversidade de conteúdos onde quer que estejam, além da garantia de produções de qualidade e acesso de graça a um conteúdo premium. Para os veículos de comunicação, amplitude da voz em cada publicação, a possibilidade de reforçar sua identidade visual e ainda gerar receita.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Google News Showcase - ou Google Destaques - tem o compromisso de apoiar o acesso aberto a conteúdo jornalístico e é um dos maiores financiadores do jornalismo no mundo. Lançado em outubro de 2020, paga aos veículos pela curadoria e licenciamento de conteúdo para que façam parte dos produtos de notícias do Google.


A diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina, a jornalista Andrea Fornes, conversou com exclusividade com A Tribuna, que faz parte dos mais de 50 veículos parceiros no Brasil. Ela está no Google desde 2018 e trabalhou como correspondente em Paris e Tóquio. No Japão, lançou um livro sobre a liga profissional de futebol do país, a J-League. Liderou o MSN Brasil e depois trabalhou para o MSN US baseada em Vancouver (Canadá). Abaixo, você confere a entrevista na íntegra.


Qual o momento atual do Google Destaques?


A gente lançou o Brasil no premier mercado junto com a Alemanha, em outubro do ano passado. Tínhamos 30 parceiros e, hoje, por meio de negociações e expansão, já temos mais de 50 parcerias. E isso não é o fim do trabalho. Depois, seguimos trazendo mais parceiros e muitos deles locais, pois são extremamente relevantes. As pessoas se informam sobre coisas ao lado delas e num cenário de pandemia, elas querem saber onde está a vacina, se os hospitais estão lotados. As publicações locais estão ameaçadas com o desafio que os jornais vivem e o Google quer colaborar com o jornalismo. São mais de 600 parcerias em outros mercados, como Índia, Austrália e Reino Unido.


Como o projeto traz uma nova onda de veículos regionais e locais?


Já trabalhamos com o apoio a ecossistema de mídia há 20 anos. Desde então, oferecemos várias iniciativas com treinamentos, laboratórios de assinatura e ajudando com fundos para startups de jornalismo a fim de fomentar a informação nas redações. O Showcase é mais uma iniciativa importante, porque marca a remuneração de conteúdo. As empresas escolhem o conteúdo que vão oferecer e isso reforça a marca. O material é apresentado como um painelzinho no desktop ou no dispositivo móvel, com cores, logo e a linha editorial da publicação. Os usuários podem seguir as publicações e passam a ver mais daquele conteúdo, se fidelizando pouco a pouco. Outra parte importante é que trazemos conteúdo que normalmente fica por trás do paywall, garantindo que o usuário consuma conteúdo de altíssima qualidade. É muito importante confiar na fonte de informação.


Como é a relação do Google com os veículos de imprensa regionais?


Cada vez mais estreita. Mapeamos veículos que não trabalhávamos. Trouxemos grande número de parceiros. Queremos ser inclusivos e diversos.


Qual a importância dos veículos locais na avaliação da companhia?


Tivemos oportunidades para todos os veículos, como oferecendo um fundo de emergência com o objetivo de ajudar as redações pequenas. Os regionais sempre foram contemplados, mas agora são muito mais. Em mercados mais maduros, como nos Estados Unidos, eles vivem algo que se chama "o deserto de notícias", padecendo e até desaparecendo. Olhando isso, queremos evitar que aconteça em outros lugares.


Como o Google vê iniciativas como a do Grupo Tribuna, que une cada vez mais o impresso e o on-line?


É fundamental essa união do impresso com o on-line. Hoje, todos estão conectados, grande parte em aplicativos de mensagens instantâneas e nas redes sociais. As pessoas vivem penduradas no telefone e é um meio fácil de consumir notícias. Reforçar o digital é importante para acompanhar o comportamento das pessoas, que acessam o conteúdo em tempo real e assinam notificações para estar sempre atualizadas. Queremos apoiar as empresas nessa transformação digital e temos ferramentas para que sejam bem-sucedidas.


Qual a previsão de investimentos no Google Destaque?


Já superamos o investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) para três anos. Estamos presentes em 17 estados no Brasil e, para a gente, é muito importante a diversidade do País inteiro. É o melhor serviço que a gente pode prestar.


Como funciona o Google Destaques?


Colaboramos agregando valor aos veículos de notícias gerando tráfego gratuito, compartilhando receita por meio das nossas plataformas de anúncios, ferramentas de desenvolvimento, treinamento e financiamento por meio de programas como a Google News Initiative e do nosso programa de licenciamento do qual faz parte o Google News Showcase. Ele oferece aos leitores notícias com mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do dia a dia, atraindo, ao mesmo tempo, um tráfego valioso para os sites das publicações. Ao clicar nos artigos para leitura, os leitores são levados aos sites dos veículos: atualmente, geramos mais de 10 milhões de cliques por mês às publicações parceiras.


Onde o Google Destaques está disponível?


Para usuários que acessam o Google Notícias pelo navegador (news.google.com.br) no desktop ou dispositivos móveis, no aplicativo do Google Notícias (iOS e Android) e no Discover (disponível nos aplicativos Google ou na tela inicial à esquerda nos dispositivos Android).


Estão previstas novidades?


A expectativa é chegar em outros mercados da América Latina. Até o fim do ano que vem, que já estejamos cobrindo os principais mercados.Isso tem sido a prioridade, pois nesse cenário de incertezas é muito importante para os veículos terem uma fonte recorrente de receita.


Logo A Tribuna
Newsletter