Tartaruga-gigante é encontrada morta em Itanhaém e passará por estudos

Animal é da mesma espécie que desovou três vezes no litoral paulista

Por: ATribuna.com.br  -  10/06/21  -  13:55
  Tartaruga irá passar por necropsia para que a equipe do Instituto Biopesca investigue a causa da morte
Tartaruga irá passar por necropsia para que a equipe do Instituto Biopesca investigue a causa da morte   Foto: Divulgação/Instituto Biopesca

Uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, foi encontrada morta pelo Instituto Biopesca (IBP), na manhã desta quinta-feira (10), na praia do bairro Satélite, em Itanhaém. A carcaça que estava encalhada foi recolhida com apoio da Prefeitura da cidade e encaminhada para a sede do IBP em Praia Grande. No local, a tartaruga irá passar por necropsia para que a equipe investigue a causa da morte.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


  Carcaça estava encalhada na praia do Satélite
Carcaça estava encalhada na praia do Satélite   Foto: Divulgação/Instituto Biopesca

Vale destacar que, no início do ano, um animal da mesma espécie desovou três vezes em Itanhaém. Porém, os ovos não estavam fecundados em nenhum dos ninhos. "Não se trata do mesmo indivíduo que fez três desovas entre fevereiro e março deste ano", relata o médico veterinário e coordenador geral do Instituto, Rodrigo Valle.


De acordo com a equipe, o reconhecimento é possível porque a fêmea que realizou as desovas foi anilhada durante a primeira postura na cidade e o animal encontrado morto não apresentava a anilha.


  Animal foi recolhido com apoio da Prefeitura de Itanhaém
Animal foi recolhido com apoio da Prefeitura de Itanhaém   Foto: Divulgação/Instituto Biopesca

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos


O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Dividido em 15 trechos entre Laguna/SC e Saquarema/RJ, o projeto possui o intuito de avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.


Desta forma, o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, deve ser acionado pelos contatos 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).


Logo A Tribuna
Newsletter