Praticagem do Brasil faz aniversário neste sábado

Práticos atuam na segurança da navegação em áreas protegidas

Por: ATribuna.com.br  -  12/06/21  -  16:26
    Lancha da Praticagem no canal do Porto de Santos: prático orienta a navegação de embarcações
Lancha da Praticagem no canal do Porto de Santos: prático orienta a navegação de embarcações   Foto: Arquivo/Carlos Nogueira

O Grupo Tribuna parabeniza a Praticagem do Brasil por mais um aniversário. No dia 12 de junho, comemoram-se a criação do Conapra, o Conselho Nacional de Praticagem, e o início da atuação dos práticos enquanto atividade regulamentada.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Neste ano, fazem 46 anos que o Conapra foi instituído e 213 anos da regulamentação da atividade profissional dos práticos - o que ocorreu em 1808 com a abertura dos portos às nações amigas, medida decretada por Dom João VI com a chegada da família real ao Brasil e que marca o início do comércio exterior do País.


Os práticos são profissionais estratégicos para a segurança da navegação nas áreas chamadas de abrigadas, ou seja, aquelas áreas protegidas, que não estão em mar aberto, como rio, baías e canais de navegação - caso do Porto de Santos.


Diferente do que muitos pensam, os práticos não pilotam os navios nessas áreas abrigadas, mas, sim, orientam a navegação dos oficiais no navio. Eles ficam próximos desses marítimos e os informam sobre como deve ser a navegação da embarcação, propondo a velocidade de deslocamento do navio, o melhor caminho a ser trilhado dentro do canal de navegação, para escapar de eventuais bancos de areia ou rochas que estejam no leito do canal.


No Brasil, os práticos estão distribuídos ao longo da Costa nas denominadas zonas de praticagem. Há uma zona específica para o estado de São Paulo nessa zona, atua a Praticagem de São Paulo, que reúne os práticos que atendem ao Porto de Santos e ao Porto de São Sebastião, no litoral norte do estado. Nessa zona de praticagem, atuam 63 práticos, 61 homens e duas mulheres.


Logo A Tribuna
Newsletter