Munícipes de Santos reivindicam melhorias no atendimento da Policlínica Piratininga

Unidade precisa de mais médicos, segundo moradores do Jardim Piratininga, São Manoel e comunidade Vila dos Criadores

Por: ATribuna.com.br  -  10/06/21  -  15:40
Atualizado em 12/06/21 - 12:24
 Unidade precisa de mais médicos, segundo moradores do Jardim Piratininga, São Manoel e comunidade Vila dos Criadores
Unidade precisa de mais médicos, segundo moradores do Jardim Piratininga, São Manoel e comunidade Vila dos Criadores   Foto: Mishelle Domingues

Moradores do bairro Jardim Piratininga, São Manoel e da comunidade Vila dos Criadores, em Santos, realizaram uma manifestação pacífica nesta quinta-feira (10) para reivindicar melhorias na área da saúde do bairro. As cobranças incluem a volta de um médico da Saúde da Família, que atuava na policlínica do bairro, e reforço no quadro das demais especialidades.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Por volta das 11h, cerca de 50 moradores se reuniram em frente a unidade de saúde. A Servidora Municipal Mishelle Domingues, de 38 anos, explica que a manifestação teve o objetivo de reivindicar melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) da unidade, além das condições do bairro.


Os manifestantes também protestam para que a prefeitura recontrate o médico da Saúde da Família Dr. Walter Titz que, segundo os moradores, atuou na região por seis anos.


"A população necessita de atendimento humanizado e os profissionais que atuam como médicos da família prestam esse serviço de forma digna e gratuita às pessoas que mais necessitam. O poder público pode através de formas de contratação atender as necessidades da população, estendendo o direito a saúde pública para toda a comunidade.", diz Mishelle.


A população também pede pelo reforço nas especialidades médicas, como pediatria, ginecologia e mais um dentista. A aposentada Cleide Matia, de 55 anos, conta que é necessário médicos destes setores para que os profissionais consigam atender a população ao longo do dia sem acumular as funções para um único profissional.


Outra melhoria que os manifestantes reivindicam é o carro fumacê, utilizado para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como zika, dengue e chikungunya.


"Nosso bairro teve vários casos e já abri também protocolo na ouvidoria, mas por enquanto não vieram", finaliza Cleide.


 Munícipes que utilizam a policlínica fizeram a manifestação pacífica na porta da unidade
Munícipes que utilizam a policlínica fizeram a manifestação pacífica na porta da unidade   Foto: Mischelle Domingues

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Santos esclarece que, em nenhum momento, a Policlínica Piratininga ficou sem médico para atender a população, e que o médico Walter Titz se desligou, em 31 de maio, quando expirou o prazo limite de seis anos da prestação de serviço à SMS por meio do programa Mais Médicos. A pasta propôs ao profissional sua contratação para continuar a atender na unidade, por meio do regime RPA, mas o mesmo não respondeu. Desde então, um outro médico do corpo clínico do Município foi destacado para a referida policlínica.


A esta unidade, não cabe a contratação de ginecologista e pediatra pois trata-se de Unidade de Saúde da Família que, de acordo com o formato estabelecido pelo Ministério da Saúde, é composta por médicos generalistas (o chamado médico de família) que atendem toda a população, sendo esta separada por quadras. A unidade conta com dentista, que atende de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais.


Está prevista a a passagem do carro fumacê para o final deste mês. Porém, a Secretaria de Saúde ressalta que o fumacê atinge apenas uma parcela dos mosquitos adultos. A melhor forma de prevenção é evitar os criadouros, eliminando qualquer possibilidade de acúmulo de água em recipientes que possam ser atrativos para as fêmeas depositarem seus ovos.


 Moradores pedem a volta do médico Walter Titz para a unidade
Moradores pedem a volta do médico Walter Titz para a unidade   Foto: Mischelle Domingues

Logo A Tribuna
Newsletter