Tribuna do leitor - 29 de maio de 2021

Na edição deste sábado, participações de M. Mendes de Brito, Uriel Villas Boas e Rafael Moia Filho, entre outros

Por: Redação  -  29/05/21  -  13:53
 Eleitor precisa assumir que o voto consciente é fundamental para criar uma sociedade que precisamos
Eleitor precisa assumir que o voto consciente é fundamental para criar uma sociedade que precisamos   Foto: Divulgação

Vacinação


Que Santos tenha imunizado mais pessoas parece normal, já que tem mais habitantes, mas nos dados que aparecem nos jornais da TV, é estranho e dá margem à interpretações diversas. Se a distribuição das doses ao grupo a ser vacinado é de acordo com a idade estabelecida pelo governo do Estado, cidades como Bertioga, São Vicente e Mongaguá têm percentuais muito abaixo por falta de vacinas ou incompetência da Secretária de Saúde dos municípios? Que os municípios na dianteira tenham recebido mais doses, sem considerar os percentuais devidos, conforme a população de cada um, nem pensar. Não é democrático! Nesta corrida não pode haver vencedor!
M. Mendes de Brito - Bertioga


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Percival Puggina


Infelizmente, cresce em nosso país os semeadores de "verdades" que, me parece, vivem em mundos paralelos. Caro Sr. Percival, não podemos pegar recortes ou informações distorcidas sobre assuntos que não fazem parte de nossas vivências cotidianas ou pautas de discussão e participação e torná-los "verdades" que irão distorcer as ideias de quem, também, não possui conhecimentos aprofundados sobre o que quer que seja. Posso concordar com o Sr quando diz que afetos morais e espirituais são bases importantes, mas todo o resto de seu texto está baseado em preconceitos, conhecimentos e ideias superficiais e frágeis diante de todos os fatos, inclusive, de dezenove séculos da história desse país. Mais frágil ainda quanto à possibilidade de avaliarmos a história do último século até este momento. O Brasil só está se mostrando cada vez mais desviado dos princípios de Jesus e de seu imenso amor por todos os seus filhos...e o Sr. é mais um a reforçar essa tristeza quando usa seu desconhecimento e preconceito, distorcendo questões importantes para reflexão de todos.
Renata Rodrigues Soares - Santos


Eleições


Os partidos políticos já começam a discutir quais serão os candidatos em 2022 aos Executivos e Legislativos estaduais e federais. Mas o eleitorado deveria opinar, escolhendo candidatos com competência para exercer cargos para os quais precisarão mostrar a devida capacidade. É uma questão que, infelizmente, não tem contado com a efetiva participação de quem tem direito de votar. É frequente o voto sem levar em conta a responsabilidade. E tem ainda a abstenção, o voto em branco ou nulo. E depois surgem as reclamações contra a classe política. Resumindo, o eleitor precisa assumir que o voto consciente é fundamental para criar uma sociedade que precisamos.
Uriel Villas Boas - Santos


Lei do licenciamento


Admirador da jornalista Rosana Valle, entendo que ela não está preparada para o cargo de deputada federal. Ela não entendeu sequer o motivo dela estar lá. Ela já publicou que não gosta de polêmicas porque não quer ser prejudicada na distribuição de emendas, entre outras coisas, e hoje, que o compromisso dela é com as cidades da região. Ela não entendeu que a Câmara Federal é uma casa de legisladores, que votam os assuntos que norteiam o rumo que o nosso País deve seguir, dentre eles o famigerado PL 3.729/04. Triste ver alguém que teve a companhia de servidores do Ibama e da Polícia Ambiental em suas reportagens assinar uma aberração dessa, que ajuda a passar a boiada, agora com a assinatura dela.
Silvio Luiz Millon Fontes - Santos


Como se faz política


De repente, um simples encontro entre duas pessoas que foram presidentes da República causou espanto em muitos brasileiros e até na classe política. Ganância pelo poder à parte, parece que essa gente esqueceu que civilidade deve obrigatoriamente fazer parte da vida política num país. Talvez mal acostumados por estarem assistindo um presidente agredir, ofender a tudo e a todos nos últimos dois anos tenha causado esse efeito. Na política, assim como na vida, como disse Zygmunt Bauman, “viver entre uma multidão de valores, normas e estilos de vida em competição, sem uma garantia firme e confiável de estarmos certos é perigoso e cobra um alto preço psicológico”.
Rafael Moia Filho - Bauru


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter