Mais de 50 contentores de lixo foram vandalizados ou furtados em Santos ( Foto: Divulgação/PMS )
Apenas neste ano, a Prefeitura de Santos já contabiliza que 24 contentores de lixo foram vandalizados e 28 foram furtados. O mais recente ato de vandalismo ocorreu na Rua Joaquim Távora, no Marapé, na terça-feira (5), onde um contentor foi incendiado.
No total, Santos conta com 3.200 contentores nas áreas insular e continental. As ocorrências com os contentores representam prejuízo para a população, já que o equipamento ajuda a manter a limpeza de ruas e avenidas, além de onerar os cofres públicos, já que cada contentor custa, em média, R$ 1,6 mil.
Neste ano, dez unidades já foram repostas, sendo duas na Encruzilhada, duas no Centro, uma em Caruara, Aparecida, Rádio Clube, Campo Grande, Paquetá e Vila Mathias.
No ano passado, 38 contentores foram destruídos em atos de vandalismo. Destes, 20 foram repostos no mesmo local e 18 para outras vias. Já em relação ao número de furtos, um total de 40 sumiu em 2021.
Ocorrências envolvendo contentores de lixo devem ser denunciadas à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153; Polícia Militar, no 190, ou pela Ouvidoria pelo [site rel:noreferrer](http://www.santos.sp.gov.br/ouvidoria" aria-label="site" target="_blank) ou presencialmente de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Praça Visconde de Mauá s/nº.
Assuntos relacionados