Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Eleições

Eleições 2024: O que fazer se você não votou no primeiro e/ou segundo turno

Quem não foi à urna deve justificar seu voto com a Justiça Eleitoral

ATribuna.com.br

27 de outubro de 2024 às 20:18
Para não ter complicações, todos que não votaram devem justificar sua ausência (Vanessa Rodrigues/ AT)

Para não ter complicações, todos que não votaram devem justificar sua ausência (Vanessa Rodrigues/ AT)

Quem não votou no primeiro e/ou segundo turno das eleições municipais de 2024 deve justificar a ausência para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em até 60 dias após os pleitos.

Portanto, eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais, realizado em 6 de outubro, têm até 5 de dezembro para justificar a ausência. Já quem faltou no segundo turno, realizado neste domingo (27), possui um prazo de justificativa até 7 de janeiro de 2025.

A justificativa pode ser feita através do aplicativo e-Título, na área do Sistema Justifica no site do TSE ou presencialmente em cartórios eleitorais, mediante apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência, como atestados médicos ou passagens (no caso de viagem).

Caso a pessoa não justifique a ausência no prazo ou a justificativa seja rejeitada, será necessário ir ao cartório eleitoral e pagar uma multa. Atualmente, o valor máximo é de R$ 3,51, calculado entre 3% e 10% de uma base definida pelo TSE, que está em R$ 35,13. Além da multa, deixar de justificar pode trazer restrições, como dificuldade para tirar passaporte, fazer matrícula em universidades públicas ou participar de concursos.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.