
(Sílvio Luiz/AT)
Futebol (1)
Na última partida do Santos disputada em Itaquera, a torcida da casa prestou uma homenagem ao Peixe postando uma faixa com a frase Eterno 7 a 1. Fico contente em saber que ela reconhece que esse resultado favorável ao Santos é o que podemos chamar de eterno, pois foi obtido pelo Peixe em 8 de maio de 1932, no Campeonato Paulista. Nesse jogo, Feitiço marcou três gols, Natinho fez dois gols, Logu e Victor Gonçalves marcaram um gol cada. Os torcedores santistas e os amantes do futebol arte com certeza agradecem a singela homenagem.
Guilherme Gomez Guarche – Santos
Futebol (2)
Pelé, aos 29 anos, completou 1.000 gols. Ao todo foram 1.283. Atualmente, faltam 72 para Cristiano Ronaldo alcançar a marca aos 40 anos. Para Messi, aos 37 anos, faltam 138 gols. Essa busca leva os craques, inclusive, a campeonatos de nível técnico inferior ao dos torneios que disputaram a carreira toda. Já Pelé sempre seguiu jogando contra equipes em igualdade de condições.
Valter José Vieira - São Vicente
Lei Rouanet
O debate público no Brasil muitas vezes não se baseia em fatos, mas em preconceitos ideológicos. Um exemplo é a Lei Rouanet. Quem repete chavões como “artista mamando na teta do governo” geralmente não sabe nem o básico sobre como a lei funciona, quais são os limites de captação, os critérios de aprovação e a fiscalização dos projetos. Essa postura derrota qualquer possibilidade de um debate racional.
Gilberto Pereira Tiriba - Santos
Escolas e professores
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”, disse Rubem Alves. Por isso, eu agradeço aos meus professores por sempre me fazerem voar.
João Horácio Caramez - Santos
Vergonha
Um tribunal sem competência para julgar, pois usurpou as instâncias originárias. Afinal, o processo deveria começar na primeira instância federal. Uma delação premiada nula, feita sob coação de Mauro Cid, que, preso, teve a oferta de “falar ou não sair da cadeia”. Além disso, sonegação de vistas dos autos aos advogados dos acusados, sob silêncio cúmplice da OAB. Entendimento de prerrogativa de foro pelo STF mudado duas semanas antes do início do processo. “Golpe” sem conjuração armada ou liderança comprovada, dano sem o acusado sequer estar no Brasil. Ainda há quem acredite que isso aqui é uma democracia. Agora conta a do papagaio!
Evandro Duarte - Santos
Atos golpistas
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro é questão de honra ao Judiciário brasileiro, que reafirmará ao povo do Brasil e ao mundo que, aqui, a democracia impera. Em nossa nação, atos golpistas contra o Estado Democrático de Direito não podem de forma alguma ficar impunes.
Célio Borba - Curitiba (PR)
Lamentações
Os bolsonaristas estão revoltados com os 14 anos de prisão a uma mulher que pichou com batom, no dia 8 de janeiro de 2023, um monumento tombado. O cinismo e a hipocrisia dessas pessoas enojam. Elas alegam que a condenada recebeu essa pena só por pichar a estátua. Até quando irá esse mimimi?
Silvio de Barros Pinheiro - Santos
Poupatempo
Recentemente, enviei um comentário para a Tribuna do Leitor sobre a queda da qualidade no serviço de atendimento do Poupatempo. Nos últimos dias, fui surpreendido com a notícia publicada em vários órgãos da imprensa sobre uma investigação do Ministério Público que aponta desmonte proposital dos serviços com a intenção do Estado de privatizar o serviço, em uma negociação de bilhões de reais. Como pode um equipamento público de excelência ser depreciado propositalmente para justificar uma privatização bilionária? Este é o governador que quer ser candidato a presidente?
Karl Kristian Bagger - Santos