Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Sua saúde

Artrose de Quadril: conheça cinco dicas para você fugir da doença e não ter fortes dores

Problema é provocado pelo desgaste da articulação no local

ATribuna.com.br

5 de fevereiro de 2025 às 08:10Modificado em 5 de fevereiro de 2025 às 10:22
Região do quadril é uma das mais afetadas pela artrose (AdobeStock)

Região do quadril é uma das mais afetadas pela artrose (AdobeStock)

A artrose se caracteriza como um problema crônico que afeta as articulações, provocando desgaste e fortes dores. Um dos pontos mais comuns de localização é no quadril, podendo gerar até incapacitação. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), ela é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, mas também pode aparecer em quem tem menos de 40 anos.

Os sintomas principais são dor na região da virilha e dificuldade para realizar certos movimentos do quadril, provocando cada vez mais limitações. Se não for tratada logo, a artrose no quadril pode impossibilitar a pessoa de realizar atividades simples, como calçar um sapato ou sentar em lugares mais baixos.

Por suportar toda a carga do corpo, a região do quadril pode se desgastar mais rápido do que outras partes do corpo. Pensando nisso, A Tribuna separou uma lista com cinco dicas para evitar a artrose nessa região do corpo.

Mantenha um peso saudável: O excesso de peso aumenta a carga sobre as articulações do quadril, acelerando o desgaste da cartilagem. Manter um peso adequado reduz o risco de artrose.

Pratique exercícios de baixo impacto: Atividades como natação, ciclismo e caminhada ajudam a fortalecer os músculos ao redor do quadril sem sobrecarregar a articulação.

Evite movimentos repetitivos e impactos excessivos: Atividades de alto impacto, como corrida intensa e esportes que exigem muitos giros e saltos, podem acelerar o desgaste da cartilagem.

Adote uma alimentação rica em anti-inflamatórios naturais: Alimentos ricos em ômega-3 (salmão, chia, linhaça), antioxidantes (frutas vermelhas) e colágeno (caldos de ossos) ajudam a manter a saúde das articulações.

Cuide da postura e do alinhamento corporal: Manter uma boa postura e fortalecer o core (abdômen e lombar) reduz a sobrecarga sobre o quadril e evita desalinhamentos que podem levar ao desgaste precoce.

Assuntos relacionados

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.